"As palavras do meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, SENHOR rocha minha e redentor meu"

sexta-feira, junho 24, 2011

Pra que serve uma vida?


Viver, por si só, é uma grande loucura. Uso esta palavra por não conhecer outra melhor, para me referir à falta de sentido. Pois desde que nos lembramos, estamos vivos e estamos no mesmo corpo. Porém, ninguém sabe como é que chegou até essa vida. Eu sou eu mesma desde que conheço o mundo. Estou no mesmo corpo, atendendo pelo mesmo nome desde que eu tenho memória. Ainda que, nenhuma das células que tenho hoje, tenham nascido comigo.

E simplesmente é assim, e simplesmente não há explicação palpável. É claro que teorias e religiões nos auxiliam a suportar a terrível falta de sentido que há em viver. Mas nenhuma explicação nos garante uma verdade. Ninguém nos dá satisfação da vida.

Acontece que se você pensar nisso todo o tempo, certamente enlouquece. É por isso que precisamos nos distrair – por uma questão de sobrevivência.

É insuficiente nos atermos às necessidades vitais: comer, beber, respirar, excretar. É preciso que os pecados capitais nos auxiliem. É preciso amar as pessoas erradas, comer além do necessário, juntar dinheiro para comprar coisas bobas, endividar-se. Pois criamos um pseudo-objetivo na vida para que possamos caminhar até ele e nomear as coisas que nos acontecem. Não fosse assim, ninguém agüentaria viver. Somos atravessados pela linguagem. Falante e faltantes. E se tem uma coisa que a gente não suporta, é a falta de nomes.

Então a gente se distrai enquanto vive, esquenta a cabeça com coisas corriqueiras, e quase não se lembra que tem um corpo, que tem pensamentos – ou até, que tem uma vida – seja lá o que isso for.

E à vida, cada um responde de modo diferente, com a sua personalidade. O não saber é aquilo que nos guia. Porque se sabemos pouquíssimo dessa coisa que estamos a fazer nesse mundo, por outro lado, há a morte, que é tudo aquilo que escapa à vida. E dessa, sim, nós nada sabemos.

(Ana Suy Sesarino)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Site Primor Perfumes