"As palavras do meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, SENHOR rocha minha e redentor meu"

quinta-feira, maio 19, 2011

O que é Twitter!?


O que é este tal de Twitter?

No segundo semestre de 2009 o Twitter virou uma febre entre os internautas brasileiros, apesar do mesmo ter sido criado em 2007. Artistas, políticos e anônimos degustaram os sabores da notoriedade virtual graças a esta ferramenta de comunicação que assegura a exposição dos passos e pensamento de seus usuários.

Grosso modo poderíamos comparar o Twitter aos diários que as meninas faziam até o inicio da década de 1990. Só que nos diários elas relatavam o que haviam feito e pensado no final do dia, já no Twitter as pessoas narram em tempo real seus pensamentos e ações em uma página pessoal que é visualizada por aqueles que optaram em seguir os passos virtuais do autor.

Outra marca do Twitter é a objetividade. O usuário possui no máximo 140 caracteres para construir cada postagem. Apesar desta limitação nota-se bem menos a utilização do “internetês” (aquela linguagem abreviada tão comum nos comunicadores instantâneos como o Messenger).

Outro ponto positivo é a ética expressa na atitude dos usuários de (quase) sempre darem os créditos dos autores das frases que são postadas. Quando um usuário “retuíta” (posta para seus seguidores uma frase que leu) existe um código moral que o força a informar o nome e o endereço no Twitter do autor. No ciberespaço onde se imagina que tudo é domínio público esta atitude é bem louvável.

Esta ferramenta de comunicação subverteu bastante a lógica linear da relação das celebridades com seus públicos. Antes cabia ao célebre exclusivamente emitir a informação, agora além de falar ele precisa aprender a ouvir, pois o público não é apenas o receptor passivo, ele é também um emissor. No Twitter o público responde imediatamente as postagens de seus seguidos e avalia (muitas vezes) sem pena cada postagem.

Esta maior proximidade entre célebres e seguidores ainda não foi bem digerida por aqueles que se julgavam acima do bem e do mal. Recentemente a Xuxa não tolerou ler as críticas feitas aos erros de ortografia de sua filha. Aqui em Vila Velha o prefeito Neucimar Fraga ameaçou processar os “tuiteros” que criticavam sua gestão. Dando clara noção de anacronismo no contexto da era da informação.

Alguns usuários utilizam o Twitter para dividir com seus seguidores suas angustias e usar as postagens como catarse, como desabafo. A finada atriz Leila Lopes chegou a comentar a morte do locutor Lombardi com uma visão de transcendência, detalhe é que poucas horas depois ela cometeu o suicídio.

O senador Aloísio Mercadante contrariado com o posicionamento do governo frente ao escândalo promovido por Sarney e seus atos secretos, anunciou em uma postagem que em caráter irrevogável estava abandonando o posto de líder do governo no Senado. Depois de tomar um puxão de orelha do presidente teve que desdizer sua “tuitada”.

Outro perfil bem comum no Twitter é o comprador de seguidores. A figura mais seguida desta categoria é o apresentador Luciano Huck que conseguiu mais de hum milhão de seguidores sorteando televisões de plasma, telefone celular de última geração e ingressos para shows internacionais. Num notório flagrante de rendição, como quem diz: “minhas idéias não são interessantes, mas meu dinheiro pode te comprar”.

Efetivamente nada é bom ou ruim por essência. Como diz o provérbio a diferença entre o remédio e o veneno é a dosagem. Por esta razão recomendo a ferramenta para os leitores. Façam uso do Twitter, mas com moderação.

Via (Fabio Flores)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Site Primor Perfumes